Aromaterapia e Ansiedade

Quem nunca sentiu ansiedade na vida levanta a mão. Difícil achar alguém, não é? Parece que esse é o mal do século, já que em algum momento todos já experimentaram esse sentimento. Pode ter sido por conta da prova na faculdade; da vez que precisou falar em público ou pedir aumento para o chefe; de problemas de saúde, na família ou amorosos; de brigas com amigos; ou de qualquer situação de estresse que desencadeou uma crise de ansiedade.

A ansiedade pode ser prejudicial quando passa a ser algo muito presente na vida da pessoa, impedindo-a de fazer suas atividades diárias. Nesses casos, o sentimento é preocupante e torna-se patológico, sendo necessário buscar ajuda profissional.

Alguns sintomas mais comuns de ansiedade:

  • Preocupações exageradas com saúde, trabalho, família, dinheiro.
  • Medo e apreensão de alguma situação específica.
  • Sensação que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.
  • Mente muito ativa e que pensa demais, falta de controle dos pensamentos, de organização de ideias e de foco.
  • Baixa autoestima.
  • Suor excessivo nas mãos, taquicardia e falta de ar.
  • Compulsão alimentar sem motivo.

Lembre-se que existem vários níveis de ansiedade. Alguns são mais fáceis de serem tratados e podem ser controlados somente com terapias naturais e complementares. Em casos mais graves, é necessário um acompanhamento médico mais presente, como a psicoterapia, e o uso de práticas naturais, como a Aromaterapia, usadas como complementos.

Quando inalamos um óleo essencial, o aroma segue até o cérebro, no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Geralmente os óleos extraídos de flores possuem propriedades calmantes, que são excelentes para ajudar a trabalhar a ansiedade, como o óleo essencial de Lavanda, Ylang Ylang ou Néroli, por exemplo.

Sendo assim, confira abaixo como usar esses e outros óleos para controlar a ansiedade:

  • Óleo essencial de Lavanda: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio da mente e do corpo.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang: ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse. Traz conforto e harmoniza.
  • Óleo essencial de Néroli: beneficia todos os problemas emocionais, é um tranquilizante natural para ansiedade, e excelente no combate à insônia causada pela ansiedade. É indicado para a “mente que nunca para”.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um aromaterapeuta para orientações com relação ao óleos essenciais e vibracionais. E lembre-se: somente a Aromaterapia Vibracional pode ser usada na ingestão de alimentos com segurança e sem contraindicações.

WhatsApp Fale aqui com a Orion's Light